quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Por que grande mídia silencia sobre denúncias de Nassif contra Veja


Embora na área jornalística e de política não se fale em outra coisa na web, a reportagem em que Nassif desvenda os bastidores de Veja não merece uma única matéria na grande imprensa.

A razão para isso é uma só: Há um medo imenso de contágio. O vírus do raciocínio crítico pode contaminar os leitores de O Globo, Folha, Estadão e estes podem começar a pensar se o que ocorre na Veja não acontece também nas redações de nossa “grande imprensa independente”.

Então eles se calam. E não deixam que seus leitores se informem. Prestam-lhes um desserviço. Afinal, muitos também são leitores e assinantes de Veja e têm o direito de tomar conhecimento da corajosa reportagem de Nassif. Sonegam informação, que é a matéria-prima do jornalismo.

Leia também:

» ‘Grande imprensa’ seqüestra e mata

» Jornalismo da Globo desce ladeira abaixo no Ibope

» No Brasil, a maioria é pautada pela minoria


imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Mello,

    Acho que um dos meus últimos posts lá no PALANQUE DO BLACKÃO revela muito do que se tem discutido não apenas aqui neste teu excelente blog (do qual sou leitor diário) como também no do Eduardo Guimarães ou em relação a muitas notícias e artigos que o Azenha, o Nassif e o Paulo Henrique Amorim têm escrito em relação à mídia corporativa, aos blogs e ao receptor da mensagem da mídia.

    Procurei ser polido e, acima de tudo, propositivo:

    http://heliopaz.wordpress.com/2008/02/14/por-uma-ampla-investigacao-multitudinaria-na-blogosfera-brasileira/

    []'s,
    Hélio

    ResponderExcluir
  2. Ivan Moraes14.2.08

    "Há um medo imenso de contágio": o medo eh de *exposicao*. Ninguem fala das acusacoes de espionagem e changatem na media brasileira porque ta todo mundo no mesmo barco.

    ResponderExcluir
  3. Izbgniew brzezinsk14.2.08

    Mello,

    não seria interessante para o PIG dar ênfase ao caso Veja, uma vez que atingiriam uma aliado poderoso contra o governo. Além do que existe o espírito de corpo, ou será de porco? (não resisti!).

    Nem o Observatório da Imprensa, que deu um pequeno destaque para um dos capítulos do Nassif (e olhe que teve a maior quantidade de entradas dos posts em exibição), e depois: bulhufas.

    A questão é: qual o grau de repercusão desses artigos. E se será suficiente para pautar a "grande(?) mídia".

    Mas pra mim uma coisa é certa: o estrago já está feito.

    ResponderExcluir
  4. O corporativismo da mídia sempre impediu a exposição de suas vísceras. O dado novo é a internet. A Veja e a torcida de seus aliados apostam em vencer a quede de braço pela soberba em se imaginar imune a controvérsias com blogs. Apostam no silêncio. É um desafio novo e interessante. Estou apostando que desta vez terão que descer do pedestal.

    ResponderExcluir
  5. Mello, no capítulo "O falso dossiê", no blog do Nassif, você percebeu um comentário ao final da entrevista do Dantas ao Mainardi?

    "Agora releia a entrevista. Mas sabendo o seguinte: Daniel Dantas cedeu aos achacadores petistas. Ele e muitos outros."

    O Mainardi colocou isso depois, né?

    ResponderExcluir
  6. Gris,
    o comentário não foi colocado depois.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...