terça-feira, 29 de abril de 2008

FHC entregou o petróleo aos ban...queiros


Mais uma dos arquivos do jornalista Aloysio Biondi. Este artigo foi publicado na revista Caros Amigos, em março de 2000. E mostra a indignação do jornalista com o entreguismo do governo tucano de FHC.

O assunto é atual, pois trata da descoberta, à época, dos campos de Marlim e Roncador, exatamente como estão sendo descobertas novas reservas de petróleo agora. Só que o governo FHC, segundo Biondi, entregou de mão beijada um dinheiro que poderia vir integralmente para o país a “espertos” empresários:

(...)... o povo brasileiro, com as reservas de petróleo, e mais ainda, com os campos fantásticos descobertos pela Petrobrás, tirou a Mega-Mega Sena. Virou trilionário. Mas não sabe disso. O povo não sabe, o Congresso não sabe. Por isso, o governo FHC prepara-se para nova rodada de leilões destinados a entregar o petróleo brasileiro a multinacionais. Ou, mesmo, já vem entregando indecentemente o petróleo descoberto peta Petrobrás, que pertence efetivamente a cada cidadão brasileiro, a meia dúzia de empresários nacionais e banqueiros nacionais e estrangeiros. Exemplo? O fantástico campo de Marlim, com sua produção de 400.000 barris/dia, por exemplo, foi “repartido” agora com meia dúzia de sócios que se juntaram em uma empresa de fundo de quintal para... fornecer parte do dinheiro necessário para duplicar a produção. Essa operação já seria um assalto contra a sociedade brasileira, mesmo que os “sócios” realmente desembolsassem a cifra de 1,5 bilhão de reais para financiar sua parte no projeto de exploração de Marlim. Nem isso existe. A empresoca de fundo de quintal tem um capital bruto de 200 milhões de reais e foi formada – como narrado em nosso livrinho O Brasil Privatizado – apenas... para tomar 1,2 bilhão de reais emprestados no exterior, que obviamente a própria Petrobrás poderia obter. Um negócio da China, um assalto, uma mina de ouro, capaz de faturar centenas de bilhões de reais, entregue por 200 tostõezinhos fajutos. [Leia o artigo completo aqui, e aproveite para conhecer o site que preserva o trabalho do Biondi, que morreu em 2000]

Leia também:

» Aloysio Biondi e a manipulação da mídia a favor de FHC

» Retrato do governo FHC, por ele próprio

» Quebra do Banespa foi cascata de FHC, Malan, Loyola, Franco e Serra

Reta final do Ibest: Clique aqui para votar no Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Crica29.4.08

    Pois é, Mello, e a mídia ainda tem a cara de pau de inventar um dossiê para incriminar Dilma, contendo quinquilharias... precisa?

    ResponderExcluir
  2. lukas1.5.08

    O Biondi, na minha opinião, foi um dos melhores jornalistas e analistas políticos do Brasil. Pena que pra cada Biondi que se vai nascem 10 Mainardis. Tenho saudades dos textos dele.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...