segunda-feira, 19 de maio de 2008

Fantástico faz uma quase-excelente reportagem sobre trabalho escravo



Foi ontem, e eu, que faço crítica da mídia, me surpreendi positivamente com a reportagem de Tiago Eltz no Fantástico. Eltz mostrou a dura realidade de crianças (e suas famílias), que trabalham em fazendas produtoras de fumo no Paraná, fornecedoras das poderosas multinacionais. Entre as crianças, uma de apenas cinco anos, que tem que ajudar a família, endividada por gerações com os fazendeiros.

Clique aí em cima para ver a reportagem, que é, como disse, quase-excelente. Quase, porque não chama o crime cometido pelo nome – ou seja, trabalho em condições análogas a de escravo – e se limita a entrevistar o presidente do Sindfumo, Iro Schunke.

Quase, porque não procuraram os patrões dos menores e dos trabalhadores para entrevistá-los.

Quase, porque não deram nome aos bois, denunciando as indústrias que se beneficiam do trabalho infantil e escravo.

A lamentar também que o Jornalismo de Ali Kamel não tenha repercutido no Jornal Nacional a reportagem – mas aí já seria pedir demais, não? Como sobraria espaço para falar sobre o lixo em Nápoles – uma das matérias exibidas hoje?

Leia também:

» O poder das Organizações Globo é um risco para a democracia no Brasil (III)

» 'Além do Cidadão Kane': Assista na íntegra o vídeo proibido pela Rede Globo

» Baixe o vídeo proibido pela Globo para seu computador

» Vídeo: Brizola detona Globo em 50 segundos

» Jornalismo da Globo desce ladeira abaixo no Ibope

» Requião diz que Rede Globo é insaciável e denuncia chantagem da mídia

» A luta pela manipulação das massas entre Globo e Record

» O papel da televisão. A íntegra da edição do debate Lula-Collor em 1989, no Jornal Nacional

» Vale a pena ver de novo: Cid Moreira lê direito de resposta de Brizola no Jornal Nacional

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Teresinha Carpes20.5.08

    Caro Mello;você acha que a Globo se preocupa com estas crianças realmente?Sabe o que eu acho,e o que está atrás disto ai,é uma crítica ao governo Lula!Com esta reportagem oa Globo corrobora,com a primeira Ministra da Alemanha(me esqueci o nome dela)que dise que o Brasil tinha que terminar,com o trabalho escravo e etc...Abs

    ResponderExcluir
  2. Marcelo Wadowski29.5.08

    A rede Globo que encheu a burra durante decadas com as milionarias campanhas dos cigarros, é moralmente desautorizada a fazer materias deste tipo. Preocupação falsa, e esta materia sera provavelmente usada para extorquir dinheiro das fumageiras e industrias do fumo para não levarem o topico adiante. O trabalho infantil éxiste pela carga tributaria obscena sobre todo o povo, culpa unica dos legisladores em Brasilia que diariamente estao ocupados com seus afazeres ilicitos ao inves de cuidarem do povo. Esta falácia da globo sobre sua preocupação com criancinhas é para ingles ver. Porque não falaram dos impostos que o governo arrecada com os idiotas que compram cigarros, que é o que realmente importa? Sem cigarro, sem industria fumageira, não existirá trabalho infantil com as folhas de tabaco (mas nas produtoras de carvão, tijolos, etc etc etc, tudo continuara como antes). Midia corrupta, suja, ordinaria, querendo aumentar os indices de IBOPE - CRIMINOSOS.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo31.8.08

    Concordo que a matéria poderia entrar em detalhes maiores, conheço bem a realidade apontada pelo repórter. Acompanhei a semana toda, tive a oportunidade de conhecer o jornalista Tiago Eltz naquela semana, não resisti em parabenizá-lo.
    Ele tem demonstrado competência e inteligência da nova geração de jornalistas paranaenses.
    Francielli Berna

    ResponderExcluir
  4. Amábyle27.11.08

    A questão, como coloca o próprio presidente da SindFumo, é que os contratos são legais. Os proprietários das indústrias afirmariam isso. (Estranho não terem procurado ou colocado ao menos "a reportagem tentou entrar em contato com os diretores da empresa mas não obteve resposta") Mas quem permite, na realidade, são os pais. É uma espécie de trabalho "tercerizado" para pagamento de dívidas. Uma "permuta" sobre a qual a indústria de cigarros não tem responsabilidade. A quem culpar? *A sonora que encerra o VT é sensacional! TRISTE realidade!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.