segunda-feira, 19 de maio de 2008

Todo cuidado é pouco com as pesquisas para a prefeitura de São Paulo (II)


Já comentei aqui no blog sobre as pesquisas para a prefeitura de São Paulo. É preciso ficar bem atento, porque a mídia tem um lado, que é mais do que o lado de um partido, é o de um nome, o do governador e presidente eleito pela mídia, José Serra. Por isso é sempre bom ler as pesquisas tendo essa informação na cabeça.

Por exemplo: segundo os últimos números do Datafolha, Marta e Alckmin subiram um ponto (a petista ainda liderando) e Kassab subiu dois. A mídia tem dado destaque a essa subida maior de Kassab, que, no entanto, dentro da margem de erro da pesquisa (3%), não é nada, não é nada: não é nada.

Especialmente porque Kassab tem aparecido sempre relacionado a notícias positivas, inclusive a relacionada à inauguração das pontes estaiadas (aquelas que a Folha criticou, quando lançadas pela Marta, e elogiou, quando inauguradas pela dupla Serra-Kassab). Já o Alckmin só aparece em bola dividida, partido dividido, dúvidas sobre se sairá ou não candidato pelo PSDB.

O olhar do Gadelha, em seu blog, captou essa movimentação do eleitorado, que se manifestou na resposta espontânea (aquela em que nenhum nome é apresentado):

Segundo o Instituto, Marta (PT) evoluiu de 7% em novembro para 10% em fevereiro, 15% em março e 18% agora em maio. Kassab (DEM, ex-PFL) evoluiu de 10% em novembro para 11% em fevereiro, 11% em março e 13% agora em maio. Alckmin (PSDB) evoluiu de 4% em novembro para 6% em fevereiro, 8% em março e praticamente estacionou, com 9% agora em maio.

Ou seja, o paulistano, desinformado pela mídia, ainda não vê Alckmin como candidato. Mas, quando o nome dele é apresentado, Kassab fica para trás.

Portanto, o que as pesquisas estão mostrando é um crescimento constante e consistente de Marta, acompanhada lá detrás de um crescimento de Kassab e ainda de um pequeno crescimento de Alckmin, apesar de este estar sendo malhado em ferro frio pela mídia serrista.

Como não tenho dúvidas de que o teimoso Chuchu sairá candidato e que na guerra de Chuchus (Alckmin contra Kassab) o Chuchu presidenciável é o que está na frente, quando começar a campanha, verdadeiramente, a mídia corrigirá sua posição e fará o jogo de dar todo apoio a quem possa derrotar Marta. E Alckmin voltará a ser apresentado como um “grande gestor”.

Ainda mais quando algum partido colocar no ar a atitude grosseira e truculenta de Kassab, que humilhou um paulistano humilde diante das câmeras.

Por enquanto, o que as pesquisas têm mostrado é que a força da mídia está fazendo Alckmin ficar devagar, quase parando, e Kassab subir muito lentamente (apesar do forte vento midiático a favor), mas não está conseguindo conter a subida de Marta, que segue crescendo sempre, mesmo remando contra a maré da mídia, como este blog.

Por isso, leitor, é sempre bom procurar, especialmente nos blogs sobre política, informação alternativa, que faça crítica à mídia corporativa e globalizada.

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Anônimo19.5.08

    Aproveita então e mostra a Marta agredindo verbalmente aquela dentista em uma das enchentes na gestão dela em SP. Pimenta nos olhos dos outros é refresco...

    Não gosto de Alckmin e Kassab, mas achar q a Marta é diferenciada é piada. Indigna do nome Suplicy, não tem a cara do partido, é arrogante, pedante e muito discurso pra pouca coisa.

    Quem a viu na Hebe se gabando do "mármore de carrara maravilhoso" que ela colocou qdo da reforma do prédio da prefeitura sabe o nível da futilidade.

    O pior é ter q escolher um dos 3. Vou ter q votar na bomba.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo19.5.08

    A sua analise esta correta, a Midia apóia o Kassab, mas se ele não se mostrar competitivo o apoio ira para o Alckmin, neste caso, Kassab não tera escrúpulos em se recompor com o PSDB.
    O PFL esta respirando com a ajuda de aparelhos e talvez não sobreviva a esta eleição.
    O fato é que esta parada vai ser duríssima para a Marta.

    ResponderExcluir
  3. miguel grazziotin19.5.08

    Pois é, também tento ler no "interior" das pesquisas...concordo plenamente com sua avaliaçao...
    A tentativa clara é inviabilizar Chuchu e levar Kassab para o enfrentamento com Marta...mas se ocorrer o contrario, todos irao no bote do DEMO.....

    ResponderExcluir
  4. Teresinha Carpes20.5.08

    Miguel Grazziotin,vc não é daqui do RS?Aqui de Caxias do Sul?Se vc é daqui,peço-te para me ajudares a contar o que os meios de comunicação fazem aqui no Rio Grande do Sul,nas eleições contra o PT.Chega ser nogenta esta mídia!As emissoras de Porto Alegre principalmente,só convidam os vereadores,de todos os partidos menos do PT,para fazerem programas de debates,e cair de pau no Presidente Lula!Temos aqui no RS uns mafiosos,que se esconderam todas as suas maracutaias até dezembro de 2007,quando estorou várias operações da polícia federal,só mesmo a polícia federal,pois as estaduais que foram comandadas,pelo PMDB,de ex-governadores Britto e Rigôtto e agora Yeda Crusius(PSDB)eu sosinha,me sinto pequena e como pouco estudei,não sou sucinta e não sei escrever tudo,fico cansada,e tenho pouca visão(Glaucoma)Abs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.