Todo cuidado é pouco com as pesquisas para a prefeitura de São Paulo (II)

Já comentei aqui no blog sobre as pesquisas para a prefeitura de São Paulo. É preciso ficar bem atento, porque a mídia tem um lado, que é mais do que o lado de um partido, é o de um nome, o do governador e presidente eleito pela mídia, José Serra. Por isso é sempre bom ler as pesquisas tendo essa informação na cabeça.

Por exemplo: segundo os últimos números do Datafolha, Marta e Alckmin subiram um ponto (a petista ainda liderando) e Kassab subiu dois. A mídia tem dado destaque a essa subida maior de Kassab, que, no entanto, dentro da margem de erro da pesquisa (3%), não é nada, não é nada: não é nada.

Especialmente porque Kassab tem aparecido sempre relacionado a notícias positivas, inclusive a relacionada à inauguração das pontes estaiadas (aquelas que a Folha criticou, quando lançadas pela Marta, e elogiou, quando inauguradas pela dupla Serra-Kassab). Já o Alckmin só aparece em bola dividida, partido dividido, dúvidas sobre se sairá ou não candidato pelo PSDB.

O olhar do Gadelha, em seu blog, captou essa movimentação do eleitorado, que se manifestou na resposta espontânea (aquela em que nenhum nome é apresentado):

Segundo o Instituto, Marta (PT) evoluiu de 7% em novembro para 10% em fevereiro, 15% em março e 18% agora em maio. Kassab (DEM, ex-PFL) evoluiu de 10% em novembro para 11% em fevereiro, 11% em março e 13% agora em maio. Alckmin (PSDB) evoluiu de 4% em novembro para 6% em fevereiro, 8% em março e praticamente estacionou, com 9% agora em maio.

Ou seja, o paulistano, desinformado pela mídia, ainda não vê Alckmin como candidato. Mas, quando o nome dele é apresentado, Kassab fica para trás.

Portanto, o que as pesquisas estão mostrando é um crescimento constante e consistente de Marta, acompanhada lá detrás de um crescimento de Kassab e ainda de um pequeno crescimento de Alckmin, apesar de este estar sendo malhado em ferro frio pela mídia serrista.

Como não tenho dúvidas de que o teimoso Chuchu sairá candidato e que na guerra de Chuchus (Alckmin contra Kassab) o Chuchu presidenciável é o que está na frente, quando começar a campanha, verdadeiramente, a mídia corrigirá sua posição e fará o jogo de dar todo apoio a quem possa derrotar Marta. E Alckmin voltará a ser apresentado como um “grande gestor”.

Ainda mais quando algum partido colocar no ar a atitude grosseira e truculenta de Kassab, que humilhou um paulistano humilde diante das câmeras.

Por enquanto, o que as pesquisas têm mostrado é que a força da mídia está fazendo Alckmin ficar devagar, quase parando, e Kassab subir muito lentamente (apesar do forte vento midiático a favor), mas não está conseguindo conter a subida de Marta, que segue crescendo sempre, mesmo remando contra a maré da mídia, como este blog.

Por isso, leitor, é sempre bom procurar, especialmente nos blogs sobre política, informação alternativa, que faça crítica à mídia corporativa e globalizada.

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail