sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

O Globo bate recorde: Três barrigaças em cinco dias


A vontade de desinformar, de criar uma crise e trazê-la até aqui para desgastar o governo é tanta, que o jornalão dos Marinho está se preparando para o Natal cultivando uma barriga atrás da outra. Quer ser o Papai Noel mais barrigudo dos jornalões.

A primeira barrigaça veio com a notícia de que a Caixa teria deixado de praticar procedimentos padrões no empréstimo que fez à Petrobrás. Nota da Caixa reduz a matéria a pó:

O Globo prestou um desserviço aos seus leitores e deu uma informação errada na manchete de sua edição de hoje, 29-11-2008: “Caixa não consultou auditores no socorro junto à Petrobrás”.

Em seguida, O Globo partiu para cima da Petrobrás. Seguindo cartilha tucana dos governos de Minas e São Paulo, o jornal disse que a empresa não cumpre uma resolução Conama em relação ao teor de enxofre no óleo diesel. Em nota, a Petrobras afirma que as acusações se baseiam em “uma resolução Conama que não existe” e mostra quem está por trás do jornalão nas acusações à empresa:

O grupo de pessoas que atua de forma deliberada e difamatória contra a Petrobras é composto por integrantes das Secretarias de Meio Ambiente dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Cidade de São Paulo, e de algumas organizações não-governamentais que se intitulam representantes da sociedade civil de São Paulo.

A terceira barriga veio com a manchete do domingo: “Vizinhos ameaçam o Brasil com calote de US$ 5 bilhões”, A reportagem afirmava que o governo brasileiro estaria ajudando o Equador e incentivando outros países da América do Sul a darem um “calote” no país. Nota do movimento em favor da auditoria da dívida pública desmonta a “reportagem”:

A matéria construiu um cenário para tentar vender a idéia de que o governo do Equador realizou a auditoria de sua dívida pública com o objetivo de “dar o calote” no Brasil. Ataca o próprio governo brasileiro ao afirmar que este teria contribuído para o “calote” ao investir nesse processo uma funcionária da Receita Federal. Essa é uma acusação leviana, descabida e sem fundamento.

A cessão de servidores públicos para outros países é um procedimento legal, de praxe no âmbito das relações de cooperação internacional. A auditoria é um instrumento fiscal que legitima a contabilidade de todo agente econômico, inclusive do Estado, que visa a garantir a transparência das negociações, e que não tem qualquer intenção prévia, como pretende vender a matéria. Dizer que “O governo brasileiro emprestou mão-de-obra, pagou o custo e, assim, ajudou o Equador a preparar o calote em uma dívida com o BNDES, avalizada pelo Tesouro Nacional”, caracteriza grave distorção dos fatos.

No caso brasileiro, a auditoria da dívida externa está prevista na Constituição Federal de 1988 (art. 26 do ADCT, até hoje não cumprido) como uma ferramenta essencial para fiscalizar a correção das contas e das operações relacionadas ao processo de endividamento público, sendo portanto, completamente distorcida a declaração de que o objetivo de uma auditoria seria “preparar o calote de uma dívida”. Quando o resultado da auditoria confirma a legitimidade do processo, ratifica a divida. Quando, entretanto, aponta alguma infração ou ilegalidade, a atitude responsável é justamente a busca de uma solução legal, nos devidos espaços jurídicos e políticos nacionais e internacionais.

O principio constitucional leva em conta que uma auditoria traz transparência e justiça. Por outro lado, podemos concluir que a falta ou a negação desta auditoria é que deva ser tida como situação esdrúxula e se constitui indefensável do ponto de vista legal e moral, adversa ao interesse público.

A partir daí, a nota segue mostrando os inúmeros erros de informação publicados.

É o caso de se afirmar: Quem lê jornal sabe mal.

Leia também:

» Para O Globo, vale tudo para atacar o governo. Até dizer que 20,7% é maioria

» O poder das Organizações Globo é um risco para a democracia no Brasil (III)

» Hipocrisia de O Globo é desmascarada pelo próprio jornal

» Rede Globo comprou TV Globo de SP com documentos falsos

» Aniversário do Rio: O Globo chora lágrimas de crocodilo pela cidade

» 'Além do Cidadão Kane': Assista na íntegra o vídeo proibido pela Rede Globo

» Baixe o vídeo proibido pela Globo para seu computador

» Vídeo: Brizola detona Globo em 50 segundos

» Requião acusa Globo de tentar derrubá-lo e MP de pressioná-lo para que não denuncie os altos salários do Judiciário

» Requião diz que Rede Globo é insaciável e denuncia chantagem da mídia

» Ato falho de Cristiana Lobo mostra que Globo já elegeu Serra

» O Globo estampa seu preconceito contra Lula na primeira página

» Reportagem de O Globo pode ter decretado a morte de menor de 15 anos

» O Globo ameaça: - Assina ou Miriam

» Não perca esta do Globo. É de matar de rir

» A luta pela manipulação das massas entre Globo e Record

» Histórias da Globo: a edição do debate Lula-Collor em 1989

» O Globo anuncia Namoradinhas a R$ 50, com direito a ar condicionado e sinuca

» Manual de guerrilha de O Globo ensina a matar sem fazer barulho

» Diretor de Jornalismo da Globo, Ali Kamel quer a remoção das favelas?

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Anônimo5.12.08

    É Mello, as coisas nao andam mesmo boas pros lados do seu Ali Kamel ... Lula vai a 70% de aprovacao, a economia nao voa nas alturas, nem rasteja na merda q o PIG deseja. E agora, cade o censor P. H. Chaopiloin o jornalista q tem medo? Cade seu Noblatblabla da esposa dos 33 milhoezinhs c/ o Jungmann q pediu vaias ao nosso Presidente? Cade Josinhas 25, o patife pistoleiro midiático da Rolha de Sumpaulo? Vou rir E MUITO das teorias desses bandidos q trabalham contra o Brasil, tentando explicar o q lhes falta: VOTO. Lula é muitos e a mídia corrupta sifu!
    Inté,
    Murilo

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5.12.08

    PPS + DEMO + OSDB qerem se unir em todas a instanicias possíveis (e já nao o fazem?) contra Lula. Ok, já sabemos o q significa BDR, nada a ver c/ Bloco Democrático Reformista (hahahahahahahhaha). Na verdade BDR qer dizer: Bloco Da Ratazana. Antes de nascer, SIFU !!!
    Inté,
    Murilo

    ResponderExcluir
  3. carlos anselmo-eng°-fort-ce5.12.08

    esse cala a boca no pig vai valer o natal!
    a propósito, tentei acessar o blog do rodrigo vianna e desse de manhã está fora do ar.
    alguém sabe o porquê?

    ResponderExcluir
  4. Com a aprovação recorde de Lula no Datafolha, só resta para Globo e cia se ligar.
    Eles não enganam mais ninguem.
    Bob Silva
    Jandira News

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7.12.08

    Cuidado Mello. Esse pessoal sabe dessas "barrigadas". Eles estão plantando algo. Quem for mais antenado, que descubra o jogo. Eu ainda não percebi.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...