segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Mídia corporativa e o jornalismo pay-per-view


Cada vez mais a mídia corporativa oferece ao público que lhe resta (assinantes, leitores, ouvintes, telespectadores...) o que eles querem ler, ver, ouvir, numa versão que poderíamos chamar de “jornalismo pay-per-view”.

É o que afirmou o presidente da revista Veja, Roberto Civita, numa entrevista, em trecho que reproduzi aqui, na postagem Folha quer ser a Veja dos jornais diários.

"... Os leitores clamam, (...), querem que a sua revista se indigne. Eles querem. Os brasileiros, hoje, não posso falar de outras partes do planeta, mas os leitores de Veja querem a indignação de Veja. Eles ficam irritados conosco quando não nos indignamos."

Veja se indigna tanto, mas tanto, que está cada vez mais indigna.

E a Folha correndo atrás... Como na manchete de ontem, quando, em lugar de salientar a firme liderança de Marta na disputa pela capital paulista, preferiu destacar um hipotético empate técnico entre Alckmin e Kassab (“Alckmin e Kassab estão empatados”), disputando aquilo que já foi slogan de uma emissora de TV: a liderança absoluta do segundo lugar.

Isso não acontece apenas no Brasil. Veja o vídeo abaixo. Mostra a manipulação de uma notícia na TV espanhola. Imagens de soldados da Geórgia metralhando a população civil da Ossétia do Sul são noticiadas como se fossem de soldados da Rússia...

Isso é (e também Isto É) o jornalismo pay-per-view.



Leia também:

» Para O Globo, vale tudo para atacar o governo. Até dizer que 20,7% é maioria

» Dez guerras, dez mentiras midiáticas

» Folha, de rabo preso com os demo-tucanos

» Roberto Civita quer imprensa acima da lei

» O poder das Organizações Globo é um risco para a democracia no Brasil (III)

» Hipocrisia de O Globo é desmascarada pelo próprio jornal

» Manipulação de foto na IstoÉ é um retrato de corpo inteiro da mídia corporativa

» No aniversário do golpe de 64, a alegria da 'mídia democrática'

» 'Além do Cidadão Kane': Assista na íntegra o vídeo proibido pela Rede Globo

» Para dono da Folha, Brasil de Médici é ‘um país onde o ódio não viceja’

» Por que grande mídia silencia sobre denúncias de Nassif contra Veja

» Demitido, repórter da TV Globo acusa emissora e Ali Kamel de manipularem cobertura política

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Olá Mello,

    Acompanho seu blog há muito tempo, acesso mais de uma vez ao dia. Gosto muito cara.
    Tenho um blog, e gostaria muito que visitasse. Sei que seu tempo é corrido, no entanto.
    O endereço é www.joaovillaverde.blogspot.com
    Obrigado desde já, um abraço.

    ResponderExcluir
  2. É bom mesmo que a Veja escreva apenas aquilo que os leitores querem ouvir. Mas, por "leitores", devemos entender um segmento bastante restrito da população. Um segmento que pertence a uma classe específica (média-alta) e que tem uma orientação partidária bem definida.

    A Veja é cada vez menos expressiva. Fala pra quem já concordava desde o princípio e não convence ninguém. A revista vai se tornando uma caricatura. É uma bola de neve, quanto mais a Veja tenta recuperar seu prestígio, mais cai no descrédito.

    Comente no meu blog:
    http://crapula-mor.blogspot.com/

    Até

    ResponderExcluir
  3. alexia9.9.08

    A conversinha que segue foi GRAMPEADA NO GOVERNO FHCQUE ESCOLHEU GILMAR MENDES PARA MINISTRO DO STF:
    MENDONÇA DE BARROS(MINISTRO DE FHC) - Está tudo acertado. Mas o Opportunity(BANCO DE DANIEL DANTAS 2X SOLTO POR GILMAR MENDES) está com um problema de fiança. Não dá para o Banco do Brasil dar? [Ricardo era diretor do BB]. RICARDO SÉRGIO - Acabei de dar. MENDONÇA DE BARROS - Não é para a Embratel, é para a Telemar [nome de fantasia da Tele Norte Leste]. RICARDO SÉRGIO - Dei para a Embratel, e 874 milhões para a Telemar. Nós estamos no limite da irresponsabilidade. MENDONÇA DE BARROS - É isso aí, estamos juntos. RICARDO SÉRGIO - Na hora que der merda, estamos juntos desde o início."
    Deu merda e o lixeiro Gilmar limpou!
    Mas o PIG pay-per-view não fala nisso, por que heim???

    ResponderExcluir
  4. Mello,

    Tenho escrito ultimamente sobre o fazer jornalístico e as imbricações da mídia corporativa com seus patrocinadores e com os políticos:

    http://heliopaz.wordpress.com/

    []'s,
    Hélio

    ResponderExcluir
  5. Oi, gostei do seu blog. Achei pelo blog do Azenha e vou passar a frequentar. Vocês fazem jornalismo de verdade ao contrário desses que foram citados e que, inclusive, cancelei as assinaturas. Por que lwer mentiras quando a verdade está a um clique do mouse? Marcia Costa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...